Por dentro da Teoria do Caos
O Efeito Borboleta é uma expressão utilizada na Teoria do Caos para fazer referência a uma das características mais marcantes dos sistemas caóticos: a sensibilidade nas condições iniciais. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
O que se chama “efeito borboleta” é um enunciado dentro de uma ideia mais ampla!
Este é um assunto muito louco, e que muito me interessa. Há quem ache uma bobagem, porém, o bater de asas de uma borboleta não é totalmente insignificante: ele chega a causar uma perturbação na pressão do ar. Mas essa perturbação, ao redor do corpo da borboleta, é facilmente absorvida, porque a pressão do ar é cem mil vezes maior. A poucos centímetros da borboleta, o impacto é totalmente absorvido.
Baseado no conceito do 'Efeito Borboleta', em 2004 saiu o primeiro filme (de três), eu não diria que para entender melhor o efeito borboleta, o indivíduo deve assistir aos filmes (principalmente o primeiro), MAS, eu penso que para entender melhor os filmes, é preciso saber do que se trata o fenômeno ;)
O primeiro filme, lançado em 2004 e estrelado pelo Ashton Kutcher, é o meu favorito! Segue o trailer ;)
O segundo filme, lançado em 2006 e o terceiro em 2009! Não merecem tanta atenção, o primeiro é o melhor! Hahaha
Nenhum comentário:
Postar um comentário